Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares

Google Language Translator:

Medicina da UFF terá graduação e pós-graduação simultâneas

Postado por poscardio em 12/dez/2016 - Sem Comentários

Considerada a 14ª melhor universidade do Brasil, a Universidade Federal Fluminense (UFF) se tornará, a partir do ano que vem, a quarta universidade do país a ter um programa que permitirá a seus estudantes do curso médico cursar ao mesmo tempo a graduação e a pós-graduação, em nível de doutorado.

O objetivo é reduzir drasticamente a idade média com que os médicos alcançam o Doutorado e assim aumentar o período produtivo dos pesquisadores na área. O Programa de Treinamento em Pesquisa Médica (Modalidade MD-PhD) foi aprovado pelo Colegiado da Faculdade de Medicina da UFF e, segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares, Prof. Claudio Tinoco Mesquita, terá a sua primeira seleção no primeiro semestre de 2017.

Hoje, um estudante que começa o curso de Medicina com 17 anos, caso estude ininterruptamente, só termina o doutorado aos 33 anos de idade. Seguindo o roteiro original, são 6 anos de graduação, quatro anos de residência médica, mais dois de mestrado e, então, quatro anos de doutorado. Com o PTPM, os alunos poderão concluir o doutorado até em 2 anos depois do término curso de Graduação em Medicina.

O Programa MD-PhD já é um sucesso em muitas universidades do Brasil, como a UFRJ, Unicamp e Unifesp; e agora poderemos oferecer na UFF. A CAPES está incentivando formalmente este tipo de iniciativa, a fim de atrair jovens estudantes de Medicina de alto desempenho para a carreira acadêmica.

Os alunos que têm ótimo perfil na graduação e com resultados excepcionais na Iniciação Científica poderão ser selecionados para cursarem em concomitância a graduação e parte do doutorado. Pedimos a gentileza de divulgar dentre os alunos de graduação esta oportunidade única.

A Sede do PTPM, no que se refere às atividades administrativas, se localizará na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares, no 4º andar do prédio anexo. Para maiores informações disponibilizamos o ramal 9382, o email: poscardiovascularuff@gmail.com.

 

Programa de Treinamento em Pesquisa Médica
(Tipo MD-PhD)
UFF

brasaouff

Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares
poscardiovascularuff@gmail.com

 

Histórico, justificativa e objetivos

1) Histórico

  • 2015: Início da discussão sobre a implantação do Programa MD-PhD para alunos de graduação do Curso Médico da UFF.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares enviou a proposta de implantação do Programa MD-PhD para ser desenvolvido com alunos de graduação médica, em cooperação com a Faculdade de Medicina da UFF.

A elaboração do Programa seguiu as diretrizes da Capes nos moldes do programa vigente na UFRJ.

  • 2016: A proposta foi aprovada pelo Colegiado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

2016: Foi implantada a Comissão de criação de regras para início do Programa em 2017

2) Características que estimulam este tipo de ação nos cursos de Medicina:

a) Excelente nível dos alunos de medicina em razão do processo seletivo do vestibular

b) Baixo índice de desistência do curso médico.

c) Duração de 6 anos do curso de medicina.

d) Caráter muito verticalizado do atual curso de medicina o que impede o aluno de graduação de manter vínculos formais com as disciplinas básicas.

e) Longo tempo para obtenção de doutorado na área médica

 

3) Justificativa

1) O Programa de Formação em Pesquisa  Médica (MD-PhD) já existe em três universidades brasileiras (UFRJ, Escola Paulista de Medicina – Unifesp e Unicamp), apresentando resultados positivos.

2) A filosofia do programa é de caráter optativo e aberto a graduandos do curso de Medicina, com foco em candidatos de excepcional qualificação e motivação, que tenham interesse em formação científica durante a graduação.

3) A necessidade de melhorarmos a quantidade e qualidade da produção científica é imperiosa para a busca da soberania e desenvolvimento nacional.

 

4) Objetivos

 

  • Formar alunos com visão crítica e que saibam empregar o método científico.
  • Preparar o aluno para os desafios de um mundo globalizado, em que a escassez de recursos se impõe e em que é necessária a visão crítica das práticas.
  • Aumentar a entrada de médicos nos programas de pós-graduação.
  • Promover a geração e integração de conhecimentos na área de pesquisa médica da UFF e formar recursos humanos qualificados.

5) Estruturação do Programa

 

1a Etapa (do 2o ao 5o período):

 Corresponde ao estágio de iniciação científica, sob orientação de supervisores credenciados pelo Programa, para trabalho em projeto de medicina experimental ou clínica, que tenha interface com as áreas de ciências básicas.

2a Etapa (do 6o ao 8o período):

Corresponde a um período mais aprofundado de treinamento, denominado “Programa de Treinamento Científico” (PTC), a ser cumprido simultaneamente com o curso de graduação em medicina entre o 6º e o 8º período.

3a Etapa (início no 9o período):

Corresponde ao ingresso formal no curso de pós-graduação (nível Doutorado), a ser iniciado simultaneamente com o 9º período do curso de Graduação em medicina.

 

6) 3ª Etapa

a) Para o ingresso nesta etapa o aluno deve ter concluído o 8º período do curso de Graduação em medicina e ser aprovado no “Programa de Treinamento Científico”.

b) É vedada a conclusão do Doutorado em data anterior à conclusão do curso de Graduação em Medicina.

c) No período subsequente à conclusão do curso de graduação em medicina, o aluno deverá dedicar-se em tempo integral ao seu projeto de tese.

d) Cada aluno e seu orientador apresentarão à Comissão Coordenadora um programa de atividades que tenha como objetivo a conclusão do Doutorado em até dois anos depois da conclusão do curso de graduação em medicina.

 

7) O que o Programa NÃO é ou NÃO pretende:

a) Isoladamente não pode alavancar a pesquisa clínica.

b) Isoladamente não pode estabelecer um amplo programa de interação entre as áreas básicas e clínicas.

c) Criar uma alternativa para o aluno de medicina obter o doutorado com menor rigor (ou menos exigência). Ou ainda credenciar orientadores que não estejam envolvidos numa vigorosa atividade de pesquisa.

 

8) Aspectos relevantes do Programa:

a) Integrar a graduação e a pós-graduação.

b) Reduzir o tempo de titulação.

c) Oferecer a perspectiva de facilitar a integração entre a pesquisa básica e médica.

d) Buscar talentos, numa etapa crítica da carreira.

 

9) Considerações finais

a) Poderão candidatar-se ao PTPM os alunos egressos no curso de Medicina da UFF e com matrícula ativa.

b) A sede do PTPM, no que se refere às atividades administrativas, se localizará no Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares.

c) Informações adicionais pelo e-mail: poscardiovascularuff@gmail.com ou pelo telefone: (21)26299382

Informações de contato da Coordenação:

Endereço: R. Des. Athayde Parreiras, 100 - Fátima - Niterói - RJ, 24070-090

Atendimento presencial:

2a a 6a feira, das 9h às 12h

E-mail:

poscardiovascularuff@gmail.com

Translate »
Skip to content