Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCCV)

Translate:

O CASE Amiloidose Cardíaca

A nossa Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares nasceu em 1985 com compromisso em estudar e formar novos Líderes nas Doenças Miocárdicas (MIOCARDIOPATIAS ) empregando a Ecocardiografia, estudo Hemodinâmico Invasivo /BIÓPSIA ENDOMIOCÁRDICA e Microscopia Eletrônica – recebemos na época um aparelho de Cintilografia Miocárdica.

Ao fazermos o doutorado no INCOR-USP com o Prof. Charles Mady, criamos as bases para a colaboração científica e a formação de novos doutores e avançamos para a Nota 4 e, enfim, o doutorado.

O Prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega viabilizou a aquisição da Cintilografia Miocárdica e o Prof. Claudio Tinoco Mesquita assumiu o Serviço de Medicina Nuclear. Começamos a colaborar com a Neurologia e as Pesquisas em Amiloidose Cardíaca, que geraram teses e uma nova geração de um ciclo virtuoso teve seu início.

O início

Hoje, somos referência na Pesquisa, Ensino, Assistência e Inovação em colaboração com hospitais privados, o que tornou possível fazer pesquisa com novos Tratamentos – RNA de interferência (Estudo Apolo B), criar o Centro de Amiloidose em Niterói, elaborar um livro pré-lançado na última sexta-feira (25/11/2022) sob a liderança de uma líder de alta performance, a Doutoranda do PPGCCV Diane Ávila, orientanda do Prof. Humberto Villacorta Junior, com profissionais  de excelência do país e do exterior.

Livro pré-lançado na última sexta-feira (25/11/2022) sob a liderança da doutoranda do PPGCCV, Diane Ávila

Além disso, passamos a pesquisar e educar pacientes e o público leigo em doenças RARAS e ULTRA-RARAS – nosso ambulatório de Cardiogenética e a parceria com a RENOMICA.

Nossos alunos de MD-PhD estiveram no SUMMIT INTERNACIONAL nos dias 25 e 26/11/2022, com diversos professores da nossa Pós-Graduação e ex-alunos e médicos da Cardiologia da UFF, participando e interagindo com o maior Centro do Mundo de Amiloidose – o Mayo Clinic, e também nos posicionando na Doença de Fabry.

O evento…

Aurea Lúcia Alves de Azevedo Grippa de Souza, Doutoranda e Mestre em Ciências Cardiovasculares pela UFF
Prof. Evandro Tinoco Mesquita, Prof. Humberto Villacorta Junior e a doutoranda do PPGCCV Diane Ávila
A aluna do MD-PhD da UFF, Eduarda Corrêa Maia, a doutoranda Diane Ávila e o Coordenador do PPGCCV, Prof. Evandro Tinoco Mesquita
Summit of Rare diseases: Special Topics in Amyloidosis e Fabry, coordenado pela doutoranda Diane Avila

Em breve, receberemos um novo e mais moderno aparelho de Cintilografia doado pela Agência Mundial de Energia Atômica/OMS ao Professor Cláudio Tinoco para darmos continuidade às Pesquisas em AMILOIDOSE, e o Professor Alair Sarmet tem sido incansável para acelerar as obras no Hospital Universitário Antonio Pedro.

A nossa Pós-Graduação hoje tem um olhar para o Presente – consolidar a Nota 5 – e estruturar e planejar o caminho para a Nota 6.

A Amiloidose é um grande modelo de doença que será curada nas próximas décadas o primeiro Modelo de Medicina de Precisão em Cardiologia, e precisamos investir em colaborações, pois muitas perguntas sem resposta como a Wild-type dos seus mecanismos, epigenética, alimentos, estilo de vida…

Todos são indispensáveis nessa área onde recursos crescem para a pesquisa das 10.000 DOENÇAS RARAS e hoje acredita-se que menos de 10% tem algum tratamento modificador de doença.

Defesas e Pré-defesas Agendadas

 

 

A doutoranda Karyne Pollo fala sobre o projeto de tutoria do curso de Graduação em Medicina da UFF, uma parceria com o PPGCCV e o PPGMPA.

Parceiros

Parceiros
Translate »
Skip to content