CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES PPGCCV/UFF – QUADRIÊNIO 2021-2024
1- Requisitos mínimos para recredenciamento/credenciamento de novos docentes
- Totalizar pelo menos 525 pontos na avaliação de produtividade
- Jovem Docente (até 10 anos) – totalizar pelo menos 300 pontos na avaliação de produtividade
- Análise de documentação
- Entrevista
2- Avaliação de produtividade
- Considerar produtividade dos 5 anos anteriores
- Considerar Qualis: A1 = 100 pontos, A2 = 80 pontos, A3 = 60 pontos, A4 = 40 pontos, B1 = 30 pontos, B2 = 20 pontos, B3 = 10 pontos, B4 = 5 pontos, C = 0 pontos (apenas IJCS = 2 pontos)
- Adotar medida do Grupo de Trabalho “Mulheres na Ciência da UFF” quanto à ampliação do tempo de produtividade para mulheres que, nesse período, tiveram licença maternidade
- Avaliar colaboração internacional: publicação pré-existente com pesquisador internacional/estágio sanduíche fora do país/declaração de cooperação pelo parceiro internacional/convenio assinado pelo Reitor
- Internacionalização: pontuar 2 pontos para cada comprovada e no máximo 6 pontos
- Considerar contribuição do docente no quadriênio anterior
3- Avaliação da contribuição do docente ao programa no quadriênio anterior
- Pontuação máxima a ser somada na produtividade: 50 pontos
- 10 pontos para disciplinas ministradas enquanto responsável (obrigatórias e optativas)
- 5 pontos para participação EFETIVA em cada banca de seleção
- 10 pontos para cada orientação/coorientação concluída
4- Requisito adicional para orientação de doutorado
- Uma orientação/coorientação de mestrado concluída
5- Para enquadramento como docente permanente
- Pesquisadores com vínculo empregatício com a UFF somando mais de 600 pontos de produtividade e jovem doutor titulado a menos de dez anos com soma de 300 pontos de produtividade
6- Para enquadramento como docente colaborador
- Pesquisadores com vínculo empregatício com a UFF somando 525 a 600 pontos de produtividade
- Pesquisadores sem vínculo com a UFF, preferencialmente vinculados às Instituições conveniadas com o programa OU recebendo bolsa de fixação de docente ou pesquisador de agência de fomento sem tempo máximo de titulação somando 525 a 600 pontos de produtividade
7- Proporção docentes permanentes/colaboradores a ser respeitada
- 80/20: 4 docentes permanentes para cada colaborador
8- Classificação
- Os postulantes a credenciamento e recredenciamento serão ranqueados pela pontuação de produtividade
9- Resultado final
- O ponto de corte da pontuação de produtividade para recredenciamento de pesquisador como docente permanente e colaborador será de 600 pontos
- Postulantes a credenciamento com pontuação > 600 pontos serão incluídos como docentes permanentes (JD ≥ 300 pontos)
- Postulantes a credenciamento com pontuação de 525 a 600 pontos serão incluídos como docentes colaboradores se o limite de 20% não for extrapolado mediante recredenciamento docente
10- Compromissos no quadriênio (assinatura de termo)
- Participar de pelo menos 50% das reuniões de colegiado
- Integrar pelo menos 25% das bancas de seleção
- Oferecer ao menos uma disciplina por ano
- Orientar pelo menos três alunos (Jovem Docente: 2)
- Titular ao menos 50% dos mestrandos orientados
- Titular ao menos 25% dos doutorandos orientados
- Somar 600 pontos relativos à publicação de artigos científicos, preferencialmente em estrato Qualis A, sendo ao menos um artigo em estrato A1/A2, para cada dissertação/tese defendida (Jovem Docente: 300 pontos)
- Participar da correção de relatórios em ao menos um semestre
- Integrar ao menos uma comissão científica nas jornadas anuais ocorridas no período
- Captar fomento
- Conduzir iniciativas de internacionalização abrangendo colaboração em projetos e disciplinas em outros idiomas
- Orientar ao menos dois alunos de iniciação científica (Jovem Docente: 1)
- Realizar ao menos uma ação com impacto social, econômico ou cultural (ex; divulgação científica, atividade abrangendo a comunidade…).
- Envio de relatórios anuais e um relatório final
11- Instrumentos de acompanhamento (para verificação das metas, auto avaliação e preenchimento da Sucupira)
- Relatórios anuais e final de simples preenchimento pelos docentes via google forms com dados de produção e respectivo Qualis, captação de fomentos (número de processo e equipe), alunos de IC (nome e número de processo), disciplinas ministradas na graduação, iniciativas de internacionalização, impacto social/econômico/cultural.
- Planilha de acompanhamento anual de docentes elaborada e atualizada pela secretaria com dados de orientações, bancas, alunos titulados/em orientação, participação em reuniões, disciplinas da pós, correção de relatórios, comissão da jornada.
- Envio do RAD pelos professores que sejam do corpo permanente de IFES.