Arquivo da Categoria "Notícias"

Artigo em destaque na revista Experimental Physiology

Postado por poscardio em 11/dez/2017 - Sem Comentários

O artigo "Exercise training modulates the hepatic renin - angiotensin system in fructose-fed rats", fruto do projeto de Pós-Doutorado da Profa Eliete Dalla Corte Frantz,  está há mais de três semanas em destaque na revista Experimental Physiology (FI=2.912, Qualis CAPES B1).

Consta entre os cinco Featured in Experimental Physiology. Confira no link abaixo:

http://physoc.onlinelibrary.wiley.com/hub/journal/10.1111/(ISSN)1469-445X/

Prof. Claudio Tinoco publica artigo sobre Medicina Nuclear na Revista ePATIENT

Postado por poscardio em 08/dez/2017 - Sem Comentários

Revista ePATIENT – mpangea.com

O Prof. Claudio Tinoco Mesquita, Coordenador PPGCCV, publicou um artigo sobre “O uso da Medicina Nuclear na avaliação da função ventricular”, na primeira edição da Pangea-ePatient international magazine. Trata-se de um importante recurso educacional multilingue para a compreensão dos procedimentos de medicina nuclear. Vale a pena conferir! http://bit.ly/2jgDNNG

 

Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt

Postado por poscardio em 27/nov/2017 - Sem Comentários

Foi lançado novo edital pela capes com investimentos previstos de R$ 300 milhões. É o Programa Institucional de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IES) e de Institutos de Pesquisa do Brasil (Capes/PrInt).
O Programa visa fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização de instituições, estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com foco no aprimoramento da qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação, ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação, promover a mobilidade de docentes e de discentes, incentivar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional.
As inscrições poderão ser feitas até 18/04/2018.

Tipo de programa

Projeto Institucional

Objetivo

O Programa visa à seleção de Projetos Institucionais de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior ou de Institutos de Pesquisa que tenham ao menos quatro Programas de Pós-Graduação (PPG) recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, dentre os quais deverá haver, ao menos, dois cursos de doutorado.

Itens Financiáveis

  • Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior
  • Recursos para Manutenção de Projetos
  • Bolsas no Exterior:
    • Doutorado Sanduíche
    • Professor Visitante Sênior
    • Capacitação em cursos de curta duração (summer/winter schools)
  • Bolsas no País
    • Professor Visitante no País
    • Jovem Talento com Experiência no Exterior
    • Pós-Doutorado com Experiência no Exterior

Duração dos Projetos

Até 4 anos com início a partir de agosto de 2018.

Calendário

Calendário

Período Atividade prevista
Até 18 de abril de 2018 Inscrição das propostas
Até 30 de maio de 2018 Avaliação das propostas
A partir de 1º de junho de 2018 Divulgação dos resultados preliminares
Até 30 de julho de 2018 Análise de recursos e divulgação do resultado final
A partir de agosto de 2018 Implementação dos Projetos Institucionais de Internacionalização

Inscrição

  • As inscrições serão gratuitas e admitidas, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição na seção “Links disponíveis” na presente página. Deverão ser seguidos as orientações estabelecidas e os prazos definidos no item 7, do edital publicado.
  • Caso mais de uma proposta seja apresentada pela mesma Instituição Proponente, somente a que tiver o formulário de inscrição concluído por último será considerada.
  • A CAPES não se responsabilizará por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Edital

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/10112017-Edital-41-2017-Internacionalizacao-PrInt-2.pdf

QS World Grad School Tour – 3 de fevereiro de 2018 – Rio de Janeiro

Postado por poscardio em 17/nov/2017 - Sem Comentários

Prezado(a) Aluno(a),

No dia 3 de fevereiro de 2018 (sábado), acontece no Rio de Janeiro a feira de pós-graduações internacionais QS World Grad School Tour, com entrada gratuita.

A primeira parte do evento é dedicada a palestras informativas sobre o processo de admissão em uma universidade internacional, testes necessários e curtas apresentações das universidades presentes.

Depois, os participantes poderão conversar e tirar suas dúvidas diretamente com representantes das universidades, recebendo auxílio para planejar sua carreira internacional e completar o processo de inscrição em uma universidade estrangeira, além de receber informações sobre bolsas de estudo e financiamento.

Os inscritos também poderão se registrar para nossa CV Clinic e receber uma avaliação gratuita de seu currículo feita por especialistas.

Apenas aqueles que participarem do evento poderão aplicar para o fundo exclusivo de bolsas de estudo  da  organizadora da feira, a empresa britânica QS – Quacquarelli Symonds. As bolsas tem um valor total de 1.7 milhão de dólares e serão distribuídas por meio de um processo seletivo após o evento.

Vagas limitadas. Inscreva-se agora e garanta seu lugar gratuitamente:

https://www.topuniversities.com/events/qs-world-grad-school-tour/latin-america/rio-de-janeiro

 

Feira de Pós-Graduações Internacionais

Quando: 3 de fevereiro, das 12h30 às 18h00

Onde: Hilton Copacabana – Av. Atlântica, 1020 – Rio de Janeiro/RJ

Entrada gratuita

 

Profa Milena Barcza é contemplada no Edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE)

Postado por poscardio em 14/nov/2017 - Sem Comentários

A Profa Milena Barcza Stockler-Pinto, docente permanente do PPGCCV, foi contemplada no edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE)2017.

 

Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Profa Milena Barcza realizou Doutorado Sanduíche e estágio de Pós-doutorado na Université Claude Bernard Lyon 1, França, no laboratório CarMeN (Cardiovasculaire, Métabolisme, Diabétologie et Nutrition) pelo programa CAPES/COFECUB. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Nutrição e Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiovasculares na Universidade Federal Fluminense.

Profa Milena Barcza Stockler-Pinto    Lattes

A Universidade Federal Fluminense teve 20 bolsas aprovadas. Veja a listagem completa dos contemplados http://www.faperj.br/downloads/Resultado_JCNE_2017.pdf

 

 

Training on Establishment of a National Training Programme for NM audit based on QUANUM -30/10 a 03/11/17 – Florianópolis

Postado por poscardio em 23/out/2017 - Sem Comentários

Inscrições abertas para o Curso de Treinamento em Auditoria Quanum da IAEA em Florianópolis de 30/10 a 3/11 : vagas limitadas. Mande seu email e currículo para: poscardiovascularuff@gmail.com. As inscrições serão avaliadas pela comissão organizadora e os selecionados serão avisados da seleção para o curso.

 

Hackathon: Desafios em Ciências Cardiovasculares – 27/11/17 – 9h – Mudança de sala!

Postado por poscardio em 19/out/2017 - Sem Comentários

O Hackathon acontecerá no anfiteatro Aloysio de Paula, no segundo andar do prédio frontal do Hospital Universitário Antonio Pedro.

 

Hackathon: Desafios em Ciências Cardiovasculares

Objetivo

O objetivo do Hackathon é tratar de problemas e soluções de sistemas computacionais aplicados à área de Ciências Cardiovasculares, bem como fortalecer o engajamento de alunos e professores, em torno de oportunidades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de computação e saúde.

 

Resultados esperados

Desenvolvimento de um protótipo de uma solução tecnológica envolvendo um sistema computacional, potencialmente aplicável, original e com significativo impacto social. Espera-se também o fortalecimento do networking da área computacional com a área da saúde, promovendo futuros projetos colaborativos entre estas áreas.

 

O que é Hackathon?

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta da combinação das palavras inglesas “Hack”, que significa programar de forma excepcional, e “Marathon”, que é maratona.

O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico, ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

 

Proposta do Hackathon: Desafios em Ciências Cardiovasculares

O Hackathon organizado pela Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculadores da UFF reunirá programadores, professores e alunos de diversas áreas, incluindo especialistas da área de saúde, ligados à área de Ciências Cardiovasculares, em torno de desafios da área que podem ser tratados através de soluções tecnológicas que envolvam sistemas de computação.

 

A dinâmica do Hackathon

Primeiramente, mentores da cardiologia apresentarão os desafios de Ciências Cardiovasculares dentro das temáticas Nutrição, Atividade Física, Guias Médicos, Sinais e Imagens Cardiovasculares.

Em seguida, serão formadas as equipes interdisciplinares, com apoio de mentores da cardiologia e mentores da computação.

Cada equipe irá trabalhar em um desafio, propondo uma solução de computação para o desafio recebido com a ajuda do mentor de computação.

A solução proposta será apresentada através de:

  • um protótipo construído em algum framework de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis ou Web (ex., Ionic, Rails, e outros), ou alguma plataforma de prototipação (ex., Balsamiq, e outros);
  • um documento resumido descrevendo o desafio e a solução proposta e
  • uma apresentação oral de 10 min sobre o protótipo ao final do Hackathon.

A premiação dos melhores projetos acontecerá no final da JACC – Jornada Anual em Ciências Cardiovasculares, no dia 29 de novembro.

 

Infraestrutura

O evento disponibilizará acesso sem fio a Internet, energia e ambiente com ar condicionado. Contudo, cada aluno deverá levar o seu próprio laptop.

 

Documentação da solução a ser entregue por equipe

Título do Projeto
Temática Nutrição, Atividade Física, Guias Médicos, Sinais e Imagens Cardiovasculares
Lista de participantes Nome, Vínculo (Professor, aluno de graduação, aluno de mestrado, aluno de doutorado), Unidade da UFF, Email, telefone.
Desafio proposto
Descrição da solução proposta
Público alvo
Soluções já existentes e relacionadas
Benefícios da solução proposta

 

 

Critérios de avaliação para premiação do Hackathon

  • Originalidade
  • Utilidade
  • Impacto social
  • Apelo comercial
  • Usabilidade (design)

 

Cronograma do evento

09 às 10h – Apresentação dos desafios e formação das equipes

10 às 13h – Desenvolvimento das soluções propostas e dos protótipos

13 às 14h – Almoço

14 às 17h – Desenvolvimento das soluções propostas e dos protótipos

17 às 18h – Apresentação das soluções propostas pelas equipes

 

A solução proposta durante o Hackathon será de propriedade do grupo que a desenvolveu, e da Universidade Federal Fluminense. Qualquer exploração comercial posterior ao evento, deverá ser precedida da autorização de todos os membros do grupo.

ENCONTRO DOS RESIDENTES – 11/11/17 – SOCERJ

Postado por poscardio em 16/out/2017 - Sem Comentários

A SOCERJ pelo quinto ano consecutivo realizará o Encontro dos Residentes e pós-graduandos do Estado do Rio de Janeiro.

O evento será realizado no dia 11 de novembro de 2017 (Sábado), no Prodigy Hotel Santos Dumont e com carga horária de 9h às 16h.

O Prof. Claudio Tinoco Mesquita, Coordenador PPGCCV, fará uma palestra com o título “Por que fazer Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado”, das 9h às 9h30.

Últimas Notícias

Artigo em destaque na revista Experimental Physiology

Artigo em destaque na revista Experimental Physiology

O artigo "Exercise training modulates the hepatic renin - angiotensin system in fructose-fed rats", [...]
Prof. Claudio Tinoco publica artigo sobre Medicina Nuclear na Revista ePATIENT

Prof. Claudio Tinoco publica artigo sobre Medicina Nuclear na Revista ePATIENT

Revista ePATIENT - mpangea.com O Prof. Claudio Tinoco Mesquita, Coordenador PPGCCV, publicou [...]
Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt

Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt

Foi lançado novo edital pela capes com investimentos previstos de R$ 300 milhões. É o Programa Insti[...]
QS World Grad School Tour - 3 de fevereiro de 2018 - Rio de Janeiro

QS World Grad School Tour - 3 de fevereiro de 2018 - Rio de Janeiro

Prezado(a) Aluno(a), No dia 3 de fevereiro de 2018 (sábado), acontece no Rio de Janeiro a feira d[...]