Arquivo da Categoria "Notícias"

Hackaton: Desafios em Ciências Cardiovasculares – 27/11/17 – 9h – HUAP

Postado por poscardio em 19/out/2017 - Sem Comentários

 

Hackathon: Desafios em Ciências Cardiovasculares

Objetivo

O objetivo do Hackathon é tratar de problemas e soluções de sistemas computacionais aplicados à área de Ciências Cardiovasculares, bem como fortalecer o engajamento de alunos e professores, em torno de oportunidades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de computação e saúde.

 

Resultados esperados

Desenvolvimento de um protótipo de uma solução tecnológica envolvendo um sistema computacional, potencialmente aplicável, original e com significativo impacto social. Espera-se também o fortalecimento do networking da área computacional com a área da saúde, promovendo futuros projetos colaborativos entre estas áreas.

 

O que é Hackathon?

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta da combinação das palavras inglesas “Hack”, que significa programar de forma excepcional, e “Marathon”, que é maratona.

O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico, ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

 

Proposta do Hackathon: Desafios em Ciências Cardiovasculares

O Hackathon organizado pela Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculadores da UFF reunirá programadores, professores e alunos de diversas áreas, incluindo especialistas da área de saúde, ligados à área de Ciências Cardiovasculares, em torno de desafios da área que podem ser tratados através de soluções tecnológicas que envolvam sistemas de computação.

 

A dinâmica do Hackathon

Primeiramente, mentores da cardiologia apresentarão os desafios de Ciências Cardiovasculares dentro das temáticas Nutrição, Atividade Física, Guias Médicos, Sinais e Imagens Cardiovasculares.

Em seguida, serão formadas as equipes interdisciplinares, com apoio de mentores da cardiologia e mentores da computação.

Cada equipe irá trabalhar em um desafio, propondo uma solução de computação para o desafio recebido com a ajuda do mentor de computação.

A solução proposta será apresentada através de:

  • um protótipo construído com uma plataforma de prototipação, que será apresentada aos participantes no início do evento;
  • um documento resumido descrevendo o desafio e a solução proposta e
  • uma apresentação oral de 10 min sobre o protótipo ao final do Hackathon.

A premiação dos melhores projetos acontecerá no final da JACC – Jornada Anual em Ciências Cardiovasculares, no dia 29 de novembro.

 

Documentação da solução a ser entregue por equipe

Título do Projeto
Temática Nutrição, Atividade Física, Guias Médicos, Sinais e Imagens Cardiovasculares
Lista de participantes Nome, Vínculo (Professor, aluno de graduação, aluno de mestrado, aluno de doutorado), Unidade da UFF, Email, telefone.
Desafio proposto
Descrição da solução proposta
Público alvo
Soluções já existentes e relacionadas
Benefícios da solução proposta

 

 

Critérios de avaliação para premiação do Hackathon

  • Originalidade
  • Utilidade
  • Impacto social
  • Apelo comercial
  • Usabilidade (design)

 

Cronograma do evento

09 às 10h – Apresentação dos desafios e formação das equipes

10 às 13h – Desenvolvimento das soluções propostas e dos protótipos

13 às 14h – Almoço

14 às 17h – Desenvolvimento das soluções propostas e dos protótipos

17 às 18h – Apresentação das soluções propostas pelas equipes

ENCONTRO DOS RESIDENTES – 11/11/17 – SOCERJ

Postado por poscardio em 16/out/2017 - Sem Comentários

A SOCERJ pelo quinto ano consecutivo realizará o Encontro dos Residentes e pós-graduandos do Estado do Rio de Janeiro.

O evento será realizado no dia 11 de novembro de 2017 (Sábado), no Prodigy Hotel Santos Dumont e com carga horária de 9h às 16h.

O Prof. Claudio Tinoco Mesquita, Coordenador PPGCCV, fará uma palestra com o título “Por que fazer Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado”, das 9h às 9h30.

V JACC é contemplada no Programa de Apoio a Eventos Científicos 2017

Postado por poscardio em 11/out/2017 - Sem Comentários

A V Jornada Anual em Ciências Cardiovasculares, promovida pela Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares, foi contemplada no edital Programa de Apoio a Eventos Científicos 2017 da Universidade Federal Fluminense.

O uso da tecnologia aplicada à saúde é o foco da quinta edição da JACC, que acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2017, no Instituto Biomédico da UFF. O evento objetiva integrar a comunidade acadêmica com profissionais e pesquisadores de renome por meio de conferências, apresentação de cases e networking. Tendo em vista que é importante e estratégico empreender na área de saúde, visamos criar um ambiente para a troca de experiências e discutir as perspectivas de mercado.

Confira a relação de projetos contemplados no edital http://bit.ly/2zeBcLB

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A V JACC, ACESSE O SITE DO EVENTO http://jornadaanual.wix.com/ppgccvuff

Quanto vale uma pós-graduação? – Coluna Antônio Gois – 02/10/17

Postado por poscardio em 02/out/2017 - Sem Comentários

Quanto vale uma pós-graduação?

POR ANTÔNIO GOIS

02/10/2017 06:00

Estudo inédito ​mostra que conclusão de um mestrado ou doutorado aumenta em cerca de 20% a renda do trabalhador

Fazer um curso de mestrado ou doutorado demanda tempo e, em muitos casos, alto gasto pessoal. Por essa razão, é natural o questionamento se esse investimento será compensado futuramente no mercado de trabalho. Uma simples comparação da renda dos trabalhadores com algum diploma de pós-graduação com aqueles que concluíram apenas a graduação sugere à primeira vista que os ganhos são estupendos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, trabalhadores que concluíram a pós-graduação em 2015 registravam uma renda média de R$ 7.400 mensais, mais que o dobro do que o verificado para a média de R$ 3.600 de quem tinha apenas graduação.

O problema nesta comparação é que ela desconsidera inúmeras características que podem explicar essa diferença salarial e nada têm a ver com o diploma de pós. A depender da região, profissão, gênero, entre outras variáveis, um trabalhador que se matricula num programa de mestrado ou doutorado pode já estar num patamar salarial superior à média de quem não cogita ou não têm condições de fazer esse investimento na carreira. Portanto, para chegarmos mais próximo do quanto de fato um diploma representa em termos salariais, é preciso buscar a comparação entre trabalhadores de perfil semelhante.

Foi exatamente isto que fizeram Rafael Goldszmidt e Diego de Faveri, professores da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EBAPE). Ao cruzarem as bases de dados da Capes (com informações sobre o perfil dos alunos egressos de cursos de pós) com as da Rais (Relação Anual de Informações Sociais, mantida pelo Ministério do Trabalho) e acompanharem a trajetória desses trabalhadores ao longo do tempo, os pesquisadores identificaram que a conclusão de um mestrado ou doutorado têm de fato impacto positivo na remuneração formal. Mas, como era de se esperar, ele é bastante inferior aos percentuais encontrados numa comparação simples.

Para quem conclui um mestrado acadêmico (stricto sensu), o retorno financeiro é da ordem de 23% a mais no salário em comparação com um trabalhador de características semelhantes, mas que não concluiu essa etapa. No caso do metrado profissional, o percentual encontrado foi de 19%. A conclusão de um doutorado também gera retornos salariais semelhantes, de aproximadamente 20%, na comparação com quem concluiu apenas um mestrado.

Goldszmidt e Faveri investigaram também outras questões relevantes. Uma delas é saber se o mercado está pagando mais para aquele profissional pelo efeito do diploma (o empregador identifica que o trabalhador tem um título de mestrado e doutorado e principalmente por isso tende a pagar mais a ele) ou se foi o conhecimento acumulado no curso que leva a uma melhoria salarial. Essa conta é feita principalmente analisando se o retorno financeiro acontece imediatamente após a obtenção do diploma, ou se é gradual ao longo do curso. A conclusão dos autores é de que o efeito diploma de fato é significativo, sendo maior no mestrado e doutorado acadêmicos, o que pode ser explicado em parte pelo fato de em muitas carreiras, especialmente no setor público, a obtenção do diploma estar legalmente associada a uma valorização salarial.

Outra conclusão interessante do estudo dos pesquisadores é que, para mulheres, a obtenção de um título de mestrado ou doutorado, apesar de ter efeitos positivos em sua renda individual, é insuficiente para reduzir a desigualdade de gênero, pois, mesmo tendo igual titulação, elas acabam recebendo menos no mercado de trabalho do que os homens com características semelhantes.

Mesmo sendo muito menor do que o verificado numa comparação simples, o retorno de um título de pós-graduação em termos salariais continua sendo significativo. O trabalho de Goldszmidt e Faveri nos ajuda a entender ​melhor ​como acontece esse retorno e quem mais se beneficia dele.

O Poder da Educação – O Globo – 02/10/17

Postado por poscardio em 02/out/2017 - Sem Comentários

XIX International Congress on Nutrition and Metabolism in Renal Disease – June 26/30, 2018 – Italy

Postado por poscardio em 28/set/2017 - Sem Comentários

http://www.aristea.com/icrnm18/
All abstracts must be submitted electronically through the Congress submission site by Wednesday, January 10th, 2018 for consideration.

 

Últimas Notícias

Hackaton: Desafios em Ciências Cardiovasculares - 27/11/17 - 9h - HUAP

Hackaton: Desafios em Ciências Cardiovasculares - 27/11/17 - 9h - HUAP

  Hackathon: Desafios em Ciências Cardiovasculares Objetivo O objetivo do Hackathon é tratar de[...]
ENCONTRO DOS RESIDENTES - 11/11/17 - SOCERJ

ENCONTRO DOS RESIDENTES - 11/11/17 - SOCERJ

A SOCERJ pelo quinto ano consecutivo realizará o Encontro dos Residentes e pós-graduandos do Estado [...]
V JACC é contemplada no Programa de Apoio a Eventos Científicos 2017

V JACC é contemplada no Programa de Apoio a Eventos Científicos 2017

A V Jornada Anual em Ciências Cardiovasculares, promovida pela Pós-Graduação em Ciências Cardiovascu[...]
Primeiro Encontro de Ligas Acadêmicas sobre Inteligência Artificial - 23/11/17 - Anfiteatro Aloysio de Paula