Arquivo da Categoria "Notícias"

Fórmula Santander – Período de Inscrição 02 de junho a 31 de agosto de 2017

Postado por poscardio em 16/ago/2017 - Sem Comentários

Edital 12/2017 – SRI/UFF

Nesta 8ª edição, o Programa concederá 100 bolsas, no valor equivalente a 5 mil euros, a estudantes de graduação e de pós-graduação para realizarem um intercâmbio de até um semestre em um dos 20 países em que o Santander está presente.

Confira se sua universidade está participando do Programa, depois, basta preencher o formulário de inscrição aqui. Todas as etapas do processo seletivo e critérios utilizados na seleção serão definidos pelas universidades participantes, que devem publicar um edital com todas as informações necessárias. ​

 

 

Apresentação dos novos docentes do PPGCCV

Postado por poscardio em 10/ago/2017 - Sem Comentários

A Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares apresenta os NOVOS DOCENTES que passam a integrar o quadro de professores do PPGCCV a partir do mês de agosto de 2017:

 

PROFESSORES PERMANENTES

 

Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos Santos

Doutor em Medicina (Radiologia) pela UFRJ

Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é Professor Associado e Chefe do Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Fac.Med/HUAP-UFF. Membro das Comissões de Telerradiologia e de Ensino do CBR. Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Radiologia do IPGMCC e do Centro de Imagens CHN (Complexo Hospitalar de Niterói) e PROECHO Niterói (consultoria). Ex Vice-Presidente Rio de Janeiro do Colégio Brasileiro de Radiologia no período 2008-2010 e Ex- Presidente da Sociedade Brasileira de Radiologia no periodo de 2003-2007. 1o Secretário do Colégio Brasileiro de Radiologia (Biênio 2015-2016). Vice-Presidente/RJ do Colégio Brasileiro de Radiologia (Biênio 2017-2018). Tem experiência na área de Medicina- RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, com ênfase em Ressonância Magnética, atuando principalmente nos seguintes temas: Radiologia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, neurorradiologia, tórax, telerradiologia e PACS.

Lattes

 

D’Angelo Carlo Magliano

Doutor em Ciências – Biologia Humana e Experimental pela UERJ

Possui Bacharelado em Biomedicina pela UFF (2010) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela UCAM – Programa de formação pedagógica para docentes (2012). É Mestre (2012) e Doutor (2015) em Ciências – Biologia Humana e Experimental pela UERJ, tendo realizado período sanduíche na Universitat de Barcelona sob orientação do Prof. Dr. Manuel Vázquez-Carrera, com quem mantém colaboração científica. Atualmente é Professor Adjunto A nível I de Histologia e Embriologia do Departamento de Morfologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, Metabolismo e Inflamação.

Lattes

 

Eliza Prodel

Doutora em ciências cardiovasculares pela UFF

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Especialização em fisiologia do exercício e prescrição de atividade física para grupos especiais pela Universidade Estácio de Sá Juiz de Fora (2007). Mestre em biodinâmica do movimento humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Doutora em ciências cardiovasculares pelo programa de pós graduação em ciências cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense, com período de doutorado sanduíche na School of Sport, Exercise and Rehabilitaion Science na University of Birmingham. Atualmente desenvolve pesquisa como pós-doutoranda em colaboração com o Laboratório de Ciências do Exercício da Universidade Federal Fluminense.

Lattes

 

Grazielle Vilas Boas Huguenin

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006), Especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e Doutorado em Ciências na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Realizou Estágio Sanduíche na Universidade de Newcastle (UK) sob orientação do Prof. John Hesketh. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professora do Curso de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE) em Petrópolis (RJ), Professor Colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares do Instituto Nacional de Cardiologia (RJ), Docente e orientadora do Curso de Especialização em Nutrição Clínica da UFRJ. Atua nos seguintes temas: obesidade, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, alimentos funcionais, função endotelial, estresse oxidativo e genômica nutricional.

Lattes

 

Nadia Alice Vieira da Motta

Doutora em Ciências Cardiovasculares pela UFF

Atualmente é pós-doutoranda no Laboratório de Farmacologia Experimental da Universidade Federal Fluminense sob supervisão da Profª Fernanda Carla Ferreira de Brito. Possui graduação em Farmácia (2007) e Habilitação em Análises Clínicas (2008) pela Universidade do Grande Rio. Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Ciências Cardiovasculares, pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCV), Ciências Biomédicas, da Universidade Federal Fluminense – UFF ambos apoiados pelo CNPq. Desenvolve seu trabalho de pesquisa no Laboratório de Farmacologia Experimental (LAFE – UFF), com a colaboração do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio – UFRJ), tendo experiência nos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento da aterosclerose e doenças de caráter inflamatório. Avalia os mecanismos moleculares envolvidos nos efeitos farmacológicos de compostos bioativos com atividades antiplaquetária, hipolipemiante, vasodilatadora e anti-inflamatória. Avalia in vitro e in vivo o papel de vias inflamatórias, bem como de moléculas moduladoras destes alvos, para o tratamento e/ou prevenção de doenças cardiovasculares.

Lattes

 

Natália Alvarenga Borges

Doutora em Ciências Médicas pela UFF

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Residência em Terapia Intensiva pelo Hospital Universitário Antônio Pedro, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas (UFF). Bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD). Tem experiência na área de Nutrição clínica, com ênfase em Terapia Intensiva, Cardiologia e Nefrologia.

Lattes

 

Nazareth de Novaes Rocha

Doutora em Cardiologia pela Universidade de São Paulo

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutorado em cardiologia pela Universidade de São Paulo (2000). Iniciou pós-doutorado no laboratório de Investigação Pulmonar na UFRJ em 2014. É membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e faz parte do conselho editorial do International Journal of Cardiovascular Sciences. É professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: função ventricular e interação cardiopulmonar.

Lattes

 

Ronaldo Altenburg Odebrecht Curi Gismondi

 Doutor em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Clínica Médica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2002), residência médica em Clínica Médica (UFRJ) e Cardiologia (Instituto Nacional de Cardiologia), Mestrado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia e Clínica Médica. 

Lattes

Thereza Cristina Lonzetti Bargut

Doutora em Ciências pela UERJ

Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestre pela mesma instituição. É Doutora em Ciências pelo programa de pós graduação em Biologia Humana e Experimental, na UERJ, tendo sido bolsista de pós-doutorado no Laboratório de Morfometria, Metabolismo e Doença Cardiovascular (UERJ). Faz parte do grupo de pesquisa: “Doenças crônico-degenerativas: alterações estruturais, fisiopatológicas e metabólicas em órgãos-alvo”. Tem experiência na área de Nutrição Experimental, atuando nos seguintes temas: óleo de peixe, ácidos graxos poli-insaturados n-3, óleos dietéticos, inflamação, asma, síndrome metabólica, obesidade, tecido adiposo marrom, termogênese, tecido adiposo branco e programação metabólica. Além disso, também atua na docência. Atualmente, é Professora Adjunta da disciplina de Anatomia Humana no Departamento de Formação em Ciências Básicas (FCB), no Campus Universitário de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Lattes

 

PROFESSORES COLABORADORES

 

Renata Frauches Medeiros Coimbra

Doutora em Ciências Cardiovasculares, com pós-doutorado pelo PPGCCV da UFF

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2008). Mestre e doutora em Ciências Cardiovasculares, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense. É membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Ciências do Exercício (LACE), sob coordenação do professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense e professora convidada da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Clínica, e na área de Fisiologia, com ênfase em fisiologia cardiovascular e função endotelial, em experimentação animal e metabolismo de nutrientes.

Lattes

DIVULGAÇÃO. Instituto Serrapilheira lança seu primeiro edital em julho

Postado por poscardio em 26/jul/2017 - Sem Comentários

http://www.uff.br/?q=instituto-serrapilheira-abre-chamada-publica-para-projetos-de-pesquisa

Instituto Serrapilheira lança seu primeiro edital em julho
O Instituto Serrapilheira, instituição privada de apoio à ciência, promove sua primeira chamada pública para projetos de pesquisa nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química. O lançamento está marcado para as 13h do dia 19 de julho, durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belo Horizonte. O evento será realizado no CAD 2 – Sala C 207 ? Campus Pampulha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O edital estará disponível para consulta no site www.serrapilheira.org e as inscrições terão início na primeira quinzena de agosto. Num primeiro momento, serão selecionados 70 projetos com subvenção de até R$ 100 mil. Depois de um ano, de 10 a 20 projetos dentre os 70 iniciais serão contemplados com aportes de até R$ 1 milhão para três anos de pesquisa. Uma parte desse aporte será condicionada ao cumpri mento de critérios de diversidade, cuja política será definida pelo instituto ao longo do primeiro ano. Segundo a instituição, o objetivo do edital é incentivar o treinamento de pesquisadores que façam parte de minorias por cientistas de excelência. O principal critério de seleção será a excelência da pesquisa; os critérios de elegibilidade serão idade científica do postulante (poderão se inscrever apenas aqueles que obtiveram o título de doutor a partir de 2007) e vínculo com instituições brasileiras. Um conselho científico formado por 12 cientistas que atuam no Brasil e no exterior avaliará os projetos encaminhados e divulgará os resultados até o final de 2017. Mais informações: www.serrapilheira.org

Fonte: http://www.faperj.br/?id=3430.2.2

Programa Ferring Brazil Innovation Grants

Postado por poscardio em 25/jul/2017 - Sem Comentários

A Biominas Brasil está divulgando o Programa Ferring Brazil Innovation Grants, que busca projetos de inovação promissores em desenvolvimento no país nas áreas de:
Gastroenterologia,
Reprodução/Obstetrícia,
Ortopedia,
Uro-Oncologia,
Saúde Sexual Masculina.

Os projetos finalistas poderão receber financiamento de até R$ 300 mil para o seu desenvolvimento.
As inscrições estão abertas até o dia 03/09/2017. Mais informações, regulamento e as inscrições estão disponíveis no site www.biominas.org.br/ferring.

Resultado final do processo seletivo para credenciamento docente

Postado por poscardio em 25/jul/2017 - Sem Comentários

Após discussão e análise documental o Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF divulga o resultado do processo seletivo para credenciamento docente.
Candidatos aprovados:
Alair Augusto Sarmet Moreira Damas
D’Angelo Carlo Magliano
Eliza Prodel Coelho
Grazielle Huguenin
Igor Dutra Braz
Nadia Alice Vieira da Motta
Natalia Alvarenga Borges
Nazareth de Novaes Rocha
Renata Frauches de Medeiros
Ronaldo Atteburg Odebrecht Curi Gismondi
Thereza Cristina Lonzetti Bargut

Webinar: “Clinical Indications of PET for Myocardial Perfusion PET”

Postado por poscardio em 21/jul/2017 - Sem Comentários

The International Atomic Energy Agency (IAEA) and the American Society of Nuclear Cardiology (ASNC) bring you the second in a series of complimentary webinars on Wednesday, July 26 at 9:00 PM (PT). These webinars are designed to provide the best practices in Nuclear Cardiology to cardiologists, radiologists, technologists and nuclear medicine physicians.

Webinar on “Clinical Indications of PET for Myocardial Perfusion PET”

Speakers:

Timothy Bateman, MD
St. Luke’s Health System, University of Missouri- Kansas City School of Medicine, Kansas City, MO.

Gary V. Heller, MD, PhD
Gagnon Cardiovascular Institute, Morristown Medical Center, Morristown, NJ.

James Case, PhD
Cardiovascular Imaging Technologies,L.L.C., Kansas City, MO.
The session will be based on the American Society of Nuclear Cardiology and the Society of Nuclear Medicine and Molecular Imaging Position Statement on the Clinical Indications of PET for Myocardial Perfusion PET.  Attendees will increase their competency of myocardial perfusion PET and learn about the advantages of various PET imaging protocols.

No CME or CE credit is provided for this event.

Register here

Resultado parcial do processo seletivo para credenciamento docente do PPGCCV da UFF

Postado por poscardio em 21/jul/2017 - Sem Comentários

Após análise documental a Comissão instituída pelo colegiado divulga o resultado parcial do processo seletivo para credenciamento docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF.
Resultado PARCIAL:
Candidatos selecionados:
Alair Augusto Sarmet Moreira Damas
Andrea Matos
Dangelo Carlo Magliano
Elisa Prodel
Fernanda Amorim de Moraes Nascimento Braga
Grazielle Huguenin
Luis Otavio Cardoso Mocarzel
Monica Quintão
Nadia Motta
Natalia Borges
Nazareth de Novaes
Paulo Henrique Rosado
Renata Frauches de Medeiros
Ronaldo Atteburg Odebrecht Curi Gismondi
Sergio Chermont
Thereza Cristina Lonzetti Bargut
Thiago Gonçalvez
O resultado final será divulgado conforme calendário.
– Recepção de candidaturas: 04/07/2017 a 18/07/2017
– Apreciação de candidaturas: 19/07/2017 a 21/07/2017
– Divulgação do resultado parcial: 21/07/2017
– Solicitação de recursos: 21/07/2017 a 24/07/2017
– Divulgação do resultado final: 25/07/2017

Credenciamento de docentes no Programa de Pós – Graduação em Ciências Cardiovasculares

Postado por poscardio em 12/jul/2017 - Sem Comentários

Credenciamento de docentes no Programa de Pós – Graduação em Ciências Cardiovasculares

Últimas Notícias

6a Imersão em Arritmias Cardíacas RJ - 26 de agosto - Rio de Janeiro
I Workshop de Editores de Periódicos Científicos da Pós-Graduação - 25 de agosto - 13h - NAB
Fórmula Santander - Período de Inscrição 02 de junho a 31 de agosto de 2017

Fórmula Santander - Período de Inscrição 02 de junho a 31 de agosto de 2017

Edital 12/2017 - SRI/UFF Nesta 8ª edição, o Programa concederá 100 bolsas, no valor equivalente a[...]
Apresentação dos novos docentes do PPGCCV

Apresentação dos novos docentes do PPGCCV

A Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares apresenta os NOVOS DOCENTES que passam a integrar o qua[...]