Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares

Google Language Translator:

PPGCCV REALIZA EVENTO SOBRE “SAÚDE DO CORAÇÃO” NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL HENRIQUE LAGE E NO HUAP

Postado por poscardio em 04/out/2019 - Sem Comentários

No dia 08 de julho, a Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCCV) realizou a palestra “Saúde do Coração”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Lage, da Rede Faetec, localizada no bairro Barreto, em Niterói.

O evento foi idealizado pelo Prof. Dr. Claudio Tinoco Mesquita, coordenador do PPGCCV, com o intuito de fortalecer os laços entre a Universidade e a comunidade externa, proporcionando a aproximação da Instituição com a Escola de Educação Básica, por meio da realização de atividades lúdicas e culturais. A ideia do evento foi pegar os conhecimentos construídos na Universidade e torná-los acessíveis para qualquer pessoa.

O médico formado pela UFF, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e aluno de doutorado do PPGCCV, Dr. Erito Marques, ministrou a palestra para os alunos de uma turma do sexto ano do ensino fundamental (entre 11 e 13 anos de idade).

Foram abordados, de forma divertida e interativa com os alunos, temas como: o funcionamento do sistema cardiovascular, a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, as consequências da má alimentação para a saúde, os benefícios da prática esportiva, dentre outros.

A palestra teve a duração de 1 hora, ao longo da qual os alunos participaram, tirando dúvidas e contando experiências. Aproximadamente 35 alunos assistiram à palestra, que também contou com a presença de professores e da direção da unidade escolar.

Palestra sobre “Saúde do Coração” na EEEF Henrique Lage.
Dr. Erito Marques tira dúvidas dos alunos durante a palestra.

Na aula seguinte, a professora de inglês da turma, Aline Goneli, desenvolveu uma atividade prática, retomando o tema da palestra. Os alunos produziram desenhos criativos, utilizando materiais reciclados, com ilustrações e frases sobre a saúde do coração.

Através dos desenhos produzidos, os alunos demonstraram terem assimilado e se apropriado do conteúdo da palestra, bem como mostraram interesse em aprender mais sobre o assunto.

Trabalho de uma aluna produzido após a palestra do Dr. Erito

Além disso, as crianças, enquanto multiplicadoras de conhecimento, relataram terem compartilhado com familiares e colegas as orientações recebidas no dia da palestra.

A culminância do projeto se deu entre os dias 18 e 23 de setembro, quando os trabalhos dos alunos foram expostos no hall principal do Hospital Universitário Antonio Pedro. Ao longo dos dias da exposição “Saúde do Coração”, o Dr. Erito e o Prof. Claudio Tinoco Mesquita, que supervisionou as atividades, estiveram presentes para tirar dúvidas dos pacientes e orientá-los sobre cuidados com a saúde do coração, que estão diretamente relacionados a comportamentos e hábitos, e que podem ser incorporados no dia a dia das pessoas, prevenindo doenças e trazendo benefícios à saúde e melhor qualidade de vida ao longo do tempo.

O trabalho desenvolvido com os alunos foi uma ótima oportunidade para que eles aprendessem, desde cedo, práticas simples para garantir a saúde do coração. Ao mesmo tempo, a exposição dos trabalhos no hall do hospital ofereceu a possibilidade de os adultos adquirirem conhecimentos através das crianças.

A interação entre a Universidade e a comunidade externa constitui um compromisso social da Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares, que tem como objetivo aprofundar vínculos através do desenvolvimento de atividades de extensão. De fato, através das atividades desenvolvidas, foi possível levar a discussão sobre um tema de extrema relevância na atualidade para diferentes gerações e locais.

Dr. Erito Marques fala sobre a importância dos cuidados com o coração durante a exposição no hall principal do HUAP.
Pacientes e acompanhantes aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre a saúde do coração.
Profa Aline Goneli, da FAETEC, e Dr. Erito Marques na exposição “Saúde do Coração”.
O Prof. Dr. Claudio Tinoco Mesquita coordenou todas as atividades e esteve presente na exposição no HUAP, onde conversou com pacientes sobre as doenças cardiovasculares.

Informações de contato da Coordenação:

Endereço: R. Des. Athayde Parreiras, 100 - Fátima - Niterói - RJ, 24070-090

Atendimento presencial: