Postado por poscardio em 16/ago/2019 - Sem Comentários
Fonte: http://www2.ebserh.gov.br
No dia 12 de agosto de 2019, foi realizado evento conjunto da PPGCCV e da ACAMERJ para homenagear o professor italiano Rafaelle Mario Tarquinio Giubbini e a Dra Sandra Marina Ribeiro de Miranda pela colaboração científica e docente ao HUAP e à UFF.
Na ocasião, Raffaele Giubbini recebeu a medalha Albert Sabin da Câmara de Vereadores de Niterói
Homenageados Professor Raffaele Giubbini e Dra. Sandra Marina Ribeiro de Miranda
Na última segunda-feira (12), o auditório Aloysio de Paula, localizado no Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), foi palco de uma homenagem ao professor italiano Raffaele Giubbini e à Dra. Sandra Marina Ribeiro de Miranda. Os dois médicos receberam um certificado da pós-graduação em ciências cardiovasculares pela colaboração científica e docente. Além disso, a Câmara dos Vereadores entregou ao professor estrangeiro a Medalha Albert Sabin, honraria para médicos de destaque. O evento teve a presença de acadêmicos, familiares, amigos e estudantes de medicina.
A mesa da cerimônia foi composta por: Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, Reitor da Universidade Federal Fluminense; Rudolf Wyss, cônsul geral da Suíça; Rodrigo Farah, vereador do município de Niterói; Adauto Dutra Moraes Barbosa, Diretor da Faculdade de Medicina da UFF; Tarcisio Rivello, Superintendente do Huap; Luiz José Martins Romêo Filho, Presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro; Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos Santos, presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia; e Cláudio Tinoco, Coordenador do programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF, que comentou sobre o evento:
– A homenagem foi fruto da gratidão que a Universidade Federal Fluminense tem aos dois. Temos um serviço de Medicina Nuclear no Antonio Pedro que foi fundado em 2012. É o único hospital na cidade de Niterói que tem esse serviço. É muito ativo em ensino e pesquisa. E quando nós fizemos esse acordo internacional com a Università degli Studi di Brescia, o Professor Raffaele permitiu que tivéssemos experiências excepcionais. E hoje temos projetos de pesquisa conjuntos. Então, nada mais justo do que homenagear pessoas que se dedicam ao ensino, a atender pacientes, a transformar o mundo em um lugar melhor. Estamos muito felizes de termos cumprido esse papel e de servirmos de inspiração para outros que virão no futuro.
O Professor Raffaele Giubbini, homenageado principal, estabeleceu um acordo de parceria da Università degli Studio di Brescia com a UFF, permitindo o intercâmbio de alunos e professores, além da troca de conhecimento científico, publicações científicas e crescimento multilateral. Para isso, foram acionadas agências de apoio, como a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Após a homenagem, Raffaele ministrou uma palestra sobre Arte e Medicina, tema humanístico que traz aspectos que transcendem discussões habituais em uma Faculdade de Medicina, mas que são fundamentais para o entendimento do ser humano. Ao final, os acadêmicos presentes debateram sobre o tema. O homenageado compartilhou a emoção que sentiu na ocasião:
– É uma grande honra para mim. Nós tivemos muitas experiências comuns com o grupo de cardiologia e medicina nuclear da Universidade Federal Fluminense, nós publicamos artigos juntos, trocamos estudantes, tivemos atividades em comum e é um grande prazer estar aqui hoje. Honestamente, essa é a maior honra que já tive na vida, estou feliz e orgulhoso de recebê-la. O que eu encontrei aqui é um conhecimento muito grande, em especial o professor Claudio Tinoco e seu grupo. Eles possuem muita experiência, promovem e estão abertos à pesquisa, e esse é o jeito mais moderno de interpretar o nosso papel na sociedade. Nós temos que estar abertos para a ciência e inovação e é isso que está acontecendo nessa universidade.
A Dra. Sandra Marina Ribeiro de Miranda realizou mestrado e doutorado no Hospital Universitário Antonio Pedro, na área de ciências cardiovasculares. Desde o término de seus estudos, a acadêmica tem participado de projetos de pesquisa, atendendo pacientes e ensinando alunos e residentes, voluntariamente, no hospital. Em entrevista ao site, a professora se disse emocionada e citou pontos importantes que enxerga no Huap:
– Não tenho dúvida da dedicação que eu tenho à UFF. É uma universidade completa, assim como o hospital. O nível técnico dos professores daqui é diferenciado. E a gente se supera. Na realidade, até o equipamento é fruto de pesquisa nosso. Então, nós temos um potencial humano muito grande e a gente consegue contemplar o que os pacientes querem. A humanidade falada hoje é o que os pacientes procuram aqui. Porque o médico é muito mais do que um profissional que vai diagnosticar algo. Ele é alguém que está olhando com outro olhar para o paciente.
– É uma forma de internacionalização muito importante, pois engloba não somente a mobilidade de professores e alunos, mas também a produção de conhecimento compartilhado e aplicado ao paciente. Esse é também um aspecto fundamental, por ser uma atividade central da nossa universidade, particularmente do Hospital Universitário Antonio Pedro. O Professor Giubinni tem importante papel, por ser líder e disseminador da medicina nuclear no mundo. A Dra. Sandra tem uma atividade contínua com residentes e alunos, é uma médica extremamente dedicada, bem informada e com capacidade de integração enorme. É fundamental no trabalho de medicina nuclear. São duas pessoas com atividade central: atendendo pacientes, produzindo conhecimento e fazendo a universidade ser cada vez mais relevante na solução dos problemas da sociedade -, finalizou o Reitor da UFF, Antônio Claudio Lucas da Nóbrega.
Bolsita: Anna Luiza Amorim
Unidade de Comunicação Social (UCS)
Informações de contato da Coordenação:
Endereço:
Rua Desembargador Athayde Parreiras, 100
Bairro Fátima, Niterói - RJ, CEP 24070-090
5º andar, Sala 6
Horários de Atendimento:
E-mail para Contato:
ppgccv.cmm@id.uff.br