Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares

Google Language Translator:

Hackathon: Desafios em Ciências Cardiovasculares – 27/11/17 – 9h – Mudança de sala!

Postado por poscardio em 19/out/2017 - Sem Comentários

O Hackathon acontecerá no anfiteatro Aloysio de Paula, no segundo andar do prédio frontal do Hospital Universitário Antonio Pedro.

 

Hackathon: Desafios em Ciências Cardiovasculares

Objetivo

O objetivo do Hackathon é tratar de problemas e soluções de sistemas computacionais aplicados à área de Ciências Cardiovasculares, bem como fortalecer o engajamento de alunos e professores, em torno de oportunidades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de computação e saúde.

 

Resultados esperados

Desenvolvimento de um protótipo de uma solução tecnológica envolvendo um sistema computacional, potencialmente aplicável, original e com significativo impacto social. Espera-se também o fortalecimento do networking da área computacional com a área da saúde, promovendo futuros projetos colaborativos entre estas áreas.

 

O que é Hackathon?

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta da combinação das palavras inglesas “Hack”, que significa programar de forma excepcional, e “Marathon”, que é maratona.

O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico, ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

 

Proposta do Hackathon: Desafios em Ciências Cardiovasculares

O Hackathon organizado pela Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculadores da UFF reunirá programadores, professores e alunos de diversas áreas, incluindo especialistas da área de saúde, ligados à área de Ciências Cardiovasculares, em torno de desafios da área que podem ser tratados através de soluções tecnológicas que envolvam sistemas de computação.

 

A dinâmica do Hackathon

Primeiramente, mentores da cardiologia apresentarão os desafios de Ciências Cardiovasculares dentro das temáticas Nutrição, Atividade Física, Guias Médicos, Sinais e Imagens Cardiovasculares.

Em seguida, serão formadas as equipes interdisciplinares, com apoio de mentores da cardiologia e mentores da computação.

Cada equipe irá trabalhar em um desafio, propondo uma solução de computação para o desafio recebido com a ajuda do mentor de computação.

A solução proposta será apresentada através de:

  • um protótipo construído em algum framework de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis ou Web (ex., Ionic, Rails, e outros), ou alguma plataforma de prototipação (ex., Balsamiq, e outros);
  • um documento resumido descrevendo o desafio e a solução proposta e
  • uma apresentação oral de 10 min sobre o protótipo ao final do Hackathon.

A premiação dos melhores projetos acontecerá no final da JACC – Jornada Anual em Ciências Cardiovasculares, no dia 29 de novembro.

 

Infraestrutura

O evento disponibilizará acesso sem fio a Internet, energia e ambiente com ar condicionado. Contudo, cada aluno deverá levar o seu próprio laptop.

 

Documentação da solução a ser entregue por equipe

Título do Projeto
Temática Nutrição, Atividade Física, Guias Médicos, Sinais e Imagens Cardiovasculares
Lista de participantes Nome, Vínculo (Professor, aluno de graduação, aluno de mestrado, aluno de doutorado), Unidade da UFF, Email, telefone.
Desafio proposto
Descrição da solução proposta
Público alvo
Soluções já existentes e relacionadas
Benefícios da solução proposta

 

 

Critérios de avaliação para premiação do Hackathon

  • Originalidade
  • Utilidade
  • Impacto social
  • Apelo comercial
  • Usabilidade (design)

 

Cronograma do evento

09 às 10h – Apresentação dos desafios e formação das equipes

10 às 13h – Desenvolvimento das soluções propostas e dos protótipos

13 às 14h – Almoço

14 às 17h – Desenvolvimento das soluções propostas e dos protótipos

17 às 18h – Apresentação das soluções propostas pelas equipes

 

A solução proposta durante o Hackathon será de propriedade do grupo que a desenvolveu, e da Universidade Federal Fluminense. Qualquer exploração comercial posterior ao evento, deverá ser precedida da autorização de todos os membros do grupo.

Informações de contato da Coordenação:

Endereço: R. Des. Athayde Parreiras, 100 - Fátima - Niterói - RJ, 24070-090

Atendimento presencial:

2a a 6a feira, das 9h às 12h

E-mail:

poscardiovascularuff@gmail.com

Translate »
Skip to content