Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares

Google Language Translator:

Apresentação dos novos docentes do PPGCCV

Postado por poscardio em 10/ago/2017 - Sem Comentários

A Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares apresenta os NOVOS DOCENTES que passam a integrar o quadro de professores do PPGCCV a partir do mês de agosto de 2017:

 

PROFESSORES PERMANENTES

 

Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos Santos

Doutor em Medicina (Radiologia) pela UFRJ

Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é Professor Associado e Chefe do Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Fac.Med/HUAP-UFF. Membro das Comissões de Telerradiologia e de Ensino do CBR. Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Radiologia do IPGMCC e do Centro de Imagens CHN (Complexo Hospitalar de Niterói) e PROECHO Niterói (consultoria). Ex Vice-Presidente Rio de Janeiro do Colégio Brasileiro de Radiologia no período 2008-2010 e Ex- Presidente da Sociedade Brasileira de Radiologia no periodo de 2003-2007. 1o Secretário do Colégio Brasileiro de Radiologia (Biênio 2015-2016). Vice-Presidente/RJ do Colégio Brasileiro de Radiologia (Biênio 2017-2018). Tem experiência na área de Medicina- RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, com ênfase em Ressonância Magnética, atuando principalmente nos seguintes temas: Radiologia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, neurorradiologia, tórax, telerradiologia e PACS.

Lattes

 

D’Angelo Carlo Magliano

Doutor em Ciências – Biologia Humana e Experimental pela UERJ

Possui Bacharelado em Biomedicina pela UFF (2010) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela UCAM – Programa de formação pedagógica para docentes (2012). É Mestre (2012) e Doutor (2015) em Ciências – Biologia Humana e Experimental pela UERJ, tendo realizado período sanduíche na Universitat de Barcelona sob orientação do Prof. Dr. Manuel Vázquez-Carrera, com quem mantém colaboração científica. Atualmente é Professor Adjunto A nível I de Histologia e Embriologia do Departamento de Morfologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, Metabolismo e Inflamação.

Lattes

 

Eliza Prodel

Doutora em ciências cardiovasculares pela UFF

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Especialização em fisiologia do exercício e prescrição de atividade física para grupos especiais pela Universidade Estácio de Sá Juiz de Fora (2007). Mestre em biodinâmica do movimento humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Doutora em ciências cardiovasculares pelo programa de pós graduação em ciências cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense, com período de doutorado sanduíche na School of Sport, Exercise and Rehabilitaion Science na University of Birmingham. Atualmente desenvolve pesquisa como pós-doutoranda em colaboração com o Laboratório de Ciências do Exercício da Universidade Federal Fluminense.

Lattes

 

Grazielle Vilas Boas Huguenin

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006), Especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e Doutorado em Ciências na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Realizou Estágio Sanduíche na Universidade de Newcastle (UK) sob orientação do Prof. John Hesketh. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professora do Curso de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE) em Petrópolis (RJ), Professor Colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares do Instituto Nacional de Cardiologia (RJ), Docente e orientadora do Curso de Especialização em Nutrição Clínica da UFRJ. Atua nos seguintes temas: obesidade, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, alimentos funcionais, função endotelial, estresse oxidativo e genômica nutricional.

Lattes

 

Nadia Alice Vieira da Motta

Doutora em Ciências Cardiovasculares pela UFF

Atualmente é pós-doutoranda no Laboratório de Farmacologia Experimental da Universidade Federal Fluminense sob supervisão da Profª Fernanda Carla Ferreira de Brito. Possui graduação em Farmácia (2007) e Habilitação em Análises Clínicas (2008) pela Universidade do Grande Rio. Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Ciências Cardiovasculares, pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCV), Ciências Biomédicas, da Universidade Federal Fluminense – UFF ambos apoiados pelo CNPq. Desenvolve seu trabalho de pesquisa no Laboratório de Farmacologia Experimental (LAFE – UFF), com a colaboração do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio – UFRJ), tendo experiência nos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento da aterosclerose e doenças de caráter inflamatório. Avalia os mecanismos moleculares envolvidos nos efeitos farmacológicos de compostos bioativos com atividades antiplaquetária, hipolipemiante, vasodilatadora e anti-inflamatória. Avalia in vitro e in vivo o papel de vias inflamatórias, bem como de moléculas moduladoras destes alvos, para o tratamento e/ou prevenção de doenças cardiovasculares.

Lattes

 

Natália Alvarenga Borges

Doutora em Ciências Médicas pela UFF

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Residência em Terapia Intensiva pelo Hospital Universitário Antônio Pedro, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas (UFF). Bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD). Tem experiência na área de Nutrição clínica, com ênfase em Terapia Intensiva, Cardiologia e Nefrologia.

Lattes

 

Nazareth de Novaes Rocha

Doutora em Cardiologia pela Universidade de São Paulo

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutorado em cardiologia pela Universidade de São Paulo (2000). Iniciou pós-doutorado no laboratório de Investigação Pulmonar na UFRJ em 2014. É membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e faz parte do conselho editorial do International Journal of Cardiovascular Sciences. É professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: função ventricular e interação cardiopulmonar.

Lattes

 

Ronaldo Altenburg Odebrecht Curi Gismondi

 Doutor em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Clínica Médica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2002), residência médica em Clínica Médica (UFRJ) e Cardiologia (Instituto Nacional de Cardiologia), Mestrado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia e Clínica Médica. 

Lattes

Thereza Cristina Lonzetti Bargut

Doutora em Ciências pela UERJ

Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestre pela mesma instituição. É Doutora em Ciências pelo programa de pós graduação em Biologia Humana e Experimental, na UERJ, tendo sido bolsista de pós-doutorado no Laboratório de Morfometria, Metabolismo e Doença Cardiovascular (UERJ). Faz parte do grupo de pesquisa: “Doenças crônico-degenerativas: alterações estruturais, fisiopatológicas e metabólicas em órgãos-alvo”. Tem experiência na área de Nutrição Experimental, atuando nos seguintes temas: óleo de peixe, ácidos graxos poli-insaturados n-3, óleos dietéticos, inflamação, asma, síndrome metabólica, obesidade, tecido adiposo marrom, termogênese, tecido adiposo branco e programação metabólica. Além disso, também atua na docência. Atualmente, é Professora Adjunta da disciplina de Anatomia Humana no Departamento de Formação em Ciências Básicas (FCB), no Campus Universitário de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Lattes

 

PROFESSORES COLABORADORES

 

Renata Frauches Medeiros Coimbra

Doutora em Ciências Cardiovasculares, com pós-doutorado pelo PPGCCV da UFF

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2008). Mestre e doutora em Ciências Cardiovasculares, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense. É membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Ciências do Exercício (LACE), sob coordenação do professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense e professora convidada da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Clínica, e na área de Fisiologia, com ênfase em fisiologia cardiovascular e função endotelial, em experimentação animal e metabolismo de nutrientes.

Lattes

Informações de contato da Coordenação:

Endereço: R. Des. Athayde Parreiras, 100 - Fátima - Niterói - RJ, 24070-090

Atendimento presencial:

2a a 6a feira, das 9h às 12h

E-mail:

poscardiovascularuff@gmail.com

Translate »
Skip to content