Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares

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ROTEIRO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Para que o aluno possa defender sua Dissertação de Mestrado é necessário que sejam cumpridas as seguintes etapas:

1- Exame de Qualificação

O exame de qualificação consta de uma apresentação oral e escrita do trabalho de dissertação ou tese do aluno, previamente a sua defesa.

O mesmo será apresentado a uma banca examinadora, composta por 03 membros titulares (02 externos) e 01 suplente, além do orientador, sendo que um deles deverá ser o revisor e participar da banca final, pelo menos como suplente.

O aluno, em acordo com seu orientador, deverá encaminhar com antecedência a coordenação sugestões de nomes que comporão a banca para a apreciação e aprovação pelo colegiado (clique aqui para baixar o formulário) e posterior envio de convite formal aos membros convidados através da secretaria.

Caso todos os membros indicados para compor a banca constem na lista de nomes pré-aprovados para bancas de defesa e qualificação (clique aqui para ver a lista completa), a indicação da banca fica dispensada de nova apreciação pelo Colegiado.

Quadro 1: Composição banca de qualificação para os cursos de mestrado do PPGCCV

A qualificação deverá ser realizada no máximo até seis meses antes da data prevista para a defesa da dissertação de mestrado, conforme estabelecido no termo de compromisso entregue no ato da matrícula (ver modelo aqui).

Caberá à banca examinadora realizar críticas e sugestões que deverão ser acatadas pelo aluno na finalização de seu trabalho de dissertação

2- Submissão de artigo original referente a sua dissertação

Conforme o Art. 37, do Regimento Interno do Programa, para obtenção de grau de Mestre, além da elaboração da dissertação, será exigida a submissão de artigo referente ao tema da mesma em periódico científico indexado, além da obtenção de todos os créditos do Programa.

Um arquivo com o documento da revista confirmando o recebimento do artigo deverá ser enviado para o e-mail do PPGCCV: poscardiovascularuff@gmail.com

3- Defesa

Uma vez que o aluno tenha seu trabalho de pesquisa concluído, deverá redigir sua dissertação de mestrado, segundo as normas estabelecidas pela PGCCV (Manual de tese e dissertação) sob a supervisão de seu orientador. A dissertação deverá ser encaminhada ao revisor (clique aqui para saber mais). Uma vez que o revisor considere a dissertação adequada, deverá emitir um parecer favorável à defesa da dissertação.

Conforme Art. 37, do Regimento Interno do Programa, para obtenção de grau de Mestre será exigida, além da elaboração da dissertação, a submissão de artigo referente ao tema da mesma em periódico científico indexado, além da obtenção de todos os créditos do Programa.

A banca de defesa para mestrado será composta por 03 membros titulares (02 externos) e 01 suplente, além do orientador, sendo que um deles deverá ter sido o revisor e ter participado da banca de qualificação.

Dentre os membros externos, pelo menos um deve ser externo à UFF e não somente ao PPGCCV.

Quadro 2: Composição banca de qualificação para os cursos de mestrado do PPGCCV

*Pelo menos um deve ser externo à UFF e não somente ao PPGCCV

O aluno, em acordo com seu orientador, deverá encaminhar com antecedência à coordenação sugestões de nomes que comporão a banca para a apreciação e aprovação pelo colegiado, homologação da banca e posterior envio de convite formal aos membros convidados através da secretaria. A banca para defesa poderá ser a mesma banca da qualificação.

Caso todos os membros indicados para compor a banca constem na lista de nomes pré-aprovados para bancas de defesa e qualificação (clique aqui para ver a lista completa), a indicação da banca fica dispensada de nova apreciação pelo Colegiado.

O aluno deverá enviar a dissertação escrita para a banca avaliadora, no mínimo quinze dias antes da data prevista para a defesa. A apresentação oral deverá utilizar recurso áudio visual, com duração de 40 minutos, seguida de arguição pelos membros da banca examinadora.

A dissertação poderá ser aprovada, aprovada com restrições ou reprovada. Em caso de aprovação, ou aprovação com restrições, o aluno deverá efetuar todas as alterações cabíveis sugeridas pela banca examinadora, bem como possíveis correções de formatação, gramática e ortografia.

Dentro de 03 meses, a versão final deverá ser encaminhada ao revisor, que verificará as modificações realizadas, emitindo um parecer à PGCCV. A emissão do certificado de conclusão do Curso de Mestrado ou Doutorado em Ciências Cardiovasculares estará vinculada à entrega da versão final aprovada pelo revisor.

4- Após a defesa da dissertação de mestrado

Os alunos aprovados deverão entregar à Secretaria do PPGCCV, no prazo de 30 dias, 01 (um) exemplar da dissertação devidamente encadernado (capa dura) e um CD-ROM ou DVD (com um arquivo completo da dissertação em formato PDF), sem a inclusão do artigo científico e do documento da revista, com as modificações sugeridas pela banca examinadora para os procedimentos da conclusão do curso e expedição do diploma.

O arquivo completo da dissertação no formato PDF, com a ficha catalográfica incluída conforme o Manual de Teses e Dissertações, também deverá ser enviado, dentro do mesmo prazo, para o e-mail poscardiovascularuff@gmail.com.

A ficha catalográfica é feita diretamente na Biblioteca da Faculdade de Medicina. Tel: 2629-9330 email: bfm@ndc.uff.br.

4- Solicitação de Emissão de Diploma:

É necessário abrir processo administrativo no Protocolo Geral da Reitoria – SCA ou Protocolos Setoriais (no Hospital Universitário Antonio Pedro o Protocolo está localizado no quarto andar do Prédio Anexo), devendo constar os seguintes documentos:

 Cópia da Cédula de Identidade (Não pode CNH);

 CPF;

 Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso);

 Cópia da certidão de casamento (caso tenha alterado o nome no RG).

Para retirar o Certificado de conclusão do curso de pós-graduação, o aluno deverá entrar em contato com o Protocolo PROGRAD (2º andar do Prédio da Reitoria, no horário de 10h às 17h) através do telefone: 2629-5091. Para tanto, se faz necessário a apresentação da Cédula de Identidade. Se a retirada for através de Procuração, há necessidade de reconhecimento de firma. Para maiores informações enviar e-mail para: protocolo@proac.uff.br.

Informações de contato da Coordenação:

Endereço: R. Des. Athayde Parreiras, 100 - Fátima - Niterói - RJ, 24070-090

Atendimento presencial:

2a a 6a feira, das 9h às 12h

E-mail:

poscardiovascularuff@gmail.com

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