Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares

Translate:

Integração com a Comunidade

PPGCCV REALIZA EVENTO SOBRE “SAÚDE DO CORAÇÃO” NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL HENRIQUE LAGE E NO HUAP

No dia 08 de julho de 2019, a Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCCV) realizou a palestra “Saúde do Coração”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Lage, da Rede Faetec, localizada no bairro Barreto, em Niterói.

O evento foi idealizado pelo Prof. Dr. Claudio Tinoco Mesquita, coordenador do PPGCCV, com o intuito de fortalecer os laços entre a Universidade e a comunidade externa, proporcionando a aproximação da Instituição com a Escola de Educação Básica, por meio da realização de atividades lúdicas e culturais. A ideia do evento foi pegar os conhecimentos construídos na Universidade e torná-los acessíveis para qualquer pessoa.

O médico formado pela UFF, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e aluno de doutorado do PPGCCV, Dr. Erito Marques, ministrou a palestra para os alunos de uma turma do sexto ano do ensino fundamental (entre 11 e 13 anos de idade).

Foram abordados, de forma divertida e interativa com os alunos, temas como: o funcionamento do sistema cardiovascular, a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, as consequências da má alimentação para a saúde, os benefícios da prática esportiva, dentre outros.

A palestra teve a duração de 1 hora, ao longo da qual os alunos participaram, tirando dúvidas e contando experiências. Aproximadamente 35 alunos assistiram à palestra, que também contou com a presença de professores e da direção da unidade escolar.

Palestra sobre “Saúde do Coração” na EEEF Henrique Lage.
Dr. Erito Marques tira dúvidas dos alunos durante a palestra.

Na aula seguinte, a professora de inglês da turma, Aline Goneli, desenvolveu uma atividade prática, retomando o tema da palestra. Os alunos produziram desenhos criativos, utilizando materiais reciclados, com ilustrações e frases sobre a saúde do coração.

Através dos desenhos produzidos, os alunos demonstraram terem assimilado e se apropriado do conteúdo da palestra, bem como mostraram interesse em aprender mais sobre o assunto.

Trabalho de uma aluna produzido após a palestra do Dr. Erito

Além disso, as crianças, enquanto multiplicadoras de conhecimento, relataram terem compartilhado com familiares e colegas as orientações recebidas no dia da palestra.

A culminância do projeto se deu entre os dias 18 e 23 de setembro, quando os trabalhos dos alunos foram expostos no hall principal do Hospital Universitário Antonio Pedro. Ao longo dos dias da exposição “Saúde do Coração”, o Dr. Erito e o Prof. Claudio Tinoco Mesquita, que supervisionou as atividades, estiveram presentes para tirar dúvidas dos pacientes e orientá-los sobre cuidados com a saúde do coração, que estão diretamente relacionados a comportamentos e hábitos, e que podem ser incorporados no dia a dia das pessoas, prevenindo doenças e trazendo benefícios à saúde e melhor qualidade de vida ao longo do tempo.

O trabalho desenvolvido com os alunos foi uma ótima oportunidade para que eles aprendessem, desde cedo, práticas simples para garantir a saúde do coração. Ao mesmo tempo, a exposição dos trabalhos no hall do hospital ofereceu a possibilidade de os adultos adquirirem conhecimentos através das crianças.

A interação entre a Universidade e a comunidade externa constitui um compromisso social da Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares, que tem como objetivo aprofundar vínculos através do desenvolvimento de atividades de extensão. De fato, através das atividades desenvolvidas, foi possível levar a discussão sobre um tema de extrema relevância na atualidade para diferentes gerações e locais.


Dr. Erito Marques fala sobre a importância dos cuidados com o coração durante a exposição no hall principal do HUAP.
Pacientes e acompanhantes aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre a saúde do coração.
Profa. Aline Goneli, da FAETEC, e Dr Erito Marques na exposição “Saúde do Coração”, no HUAP.
O Prof. Dr. Claudio Tinoco Mesquita coordenou todas as atividades e esteve presente na exposição no HUAP, onde conversou com pacientes sobre as doenças cardiovasculares.

Palestra: O que é saúde para você?

No dia 30 de junho de 2018, a aluna de doutorado e representante discente do PPGCCV, Luana Farinazzo Ferreira, deu uma palestra para os alunos de nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Lage, da Rede Faetec, localizada em Niterói. O tema da palestra foi “O que é Saúde para você?” e teve como objetivo conscientizar os alunos sobre o que seria uma vida saudável.  A OMS define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, e não apenas a ausência de doenças. Os alunos que participaram do evento demonstraram ter opinião parecida. Foram apresentados o conceito e significado de Qualidade de vida, que envolve desde o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, a educação e outros parâmetros que afetam a vida humana. Além da palestra, foram realizadas dinâmicas de grupo, visando integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento dentre os alunos. O evento culminou com atividades práticas em um das quadras da escola para atrair a atenção dos alunos para a importância da prática de esportes, como poderoso instrumento para trabalhar competências importantes para a vida, como trabalho em equipe, igualdade, empoderamento feminino e inclusão. É sabido que ter atividades físicas orientadas por professores qualificados é um benefício em si mesmo, essencial para a reflexão sobre o próprio corpo e a própria saúde. Dessa forma, a realização do evento contribuiu para a inserção social dos alunos da EEEF Henrique Lage, através da troca de conhecimentos e experiências com a aluna da Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares. Através de eventos como esse, o PPGCCV colabora para a disseminação do conhecimento científico adquirido através das pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Programa para o público em geral, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, saudável e democrática.

 

 

 

dia_das_criancas_0

Prezados colegas, docentes e discentes,

Aproveitando o clima de solidariedade e o espírito do Dia das Crianças, a Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares apoiou o evento Dia Feliz, organizado pela operação Resgate Oceânico, a qual pertence o aluno de Doutorado Prof. Mauricio Leão, que foi realizado no dia 12/10/2015 das 13h às 17h na Associação de Moradores do Maravista, próximo ao ambulatório de Médicos da Família da comunidade do Morro da Luz em Itaipu.

As secretárias da Pós-Graduação, Monica e Aline, recolheram donativos na sala da secretaria da pós-graduação no quarto andar do anexo do HUAP: alimentos e brinquedos, que foram distribuídos no local para as crianças carentes.

Estimulamos que os alunos participem e compareçam a eventos como esse para atividades ligadas à saúde como orientação nutricional, medida da pressão arterial, prevenção de doenças cardiovasculares. Organizamos uma oficina de prevenção cardiovascular que contou com a ajuda de voluntários. Esta atividade de inclusão social foi muito importante para as crianças, famílias e para o nosso programa e universidade se integrassem cada vez mais em prol de um futuro melhor.

Cordialmente,

Claudio Tinoco Mesquita

Coordenador do Programa de pós-graduação em Ciências Cardiovasculares

 

dia_feliz_3

dia_feliz_2

dia_feliz_1_0

dia_feliz_4

 

Doação feita pela pós-graduação em Ciências Cardiovasculares para a Achuap – 19/11/15

Doação arrecadada em evento da pós-graduação em Ciências Cardiovasculares e destinada à Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro (Achuap).

achuap

Notícias

Parceiros

Parceiros

Programa MD-PhD

 

Erito Marques, doutorando do PPGCCV, fala sobre sua história e sua experiência como primeiro aluno do Programa MD-PhD da UFF.

Translate »