Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares

Translate:

Bioestatística I (2 Créditos Teóricos – 30h) – Disciplina Obrigatória do Mestrado e do Doutorado – Código: CMM.10792

A disciplina objetiva fornecer os conceitos básicos de bioestatística no contexto da metodologia científica visando a escolha dos testes adequados e interpretação crítica dos seus resultados. Estatística descritiva e inferencial; Curva normal; Estatística paramétrica e não-paramétrica; Testes de comparação e de testes de associação.

Bioestatística II (2 Créditos Teóricos – 30h) – Disciplina Obrigatória do Doutorado – Código: CMM.10793

Estatística Descritiva: variáveis, banco de dados, organização de dados, frequências, medidas de tendência central, medidas de dispersão, apresentação de resultados em tabelas e figuras. Bases da estatística inferencial: distribuições de frequências, erro padrão, inferência sobre uma média, testes de hipóteses, erro tipo I, erro tipo II, poder, intervalo de confiança, inferência sobre duas médias, Inferência sobre duas proporções. Técnicas de amostragem e cálculo de tamanho amostral. Análise de variância simples e multifatorial. Estatística não-paramétrica. Noções de correlação e regressão linear.

Biologia Celular e Molecular I (4 Créditos Teóricos – 60h) – Disciplina Obrigatória do Doutorado – Código: CMM.10796

Introdução à biologia celular e molecular; conceitos gerais em genética; replicação, transcrição e tradução; epigenética; mutação e polimorfismo; noções de técnicas em biologia celular e molecular: PCR e PCR real time, RNA de interferência, Western Blotting, Imunomarcação e cultura de células.

Didática e Pedagogia Médica (4 Créditos Teóricos – 60h) – Disciplina Obrigatória do Mestrado e do Doutorado – Código: CMM.00130

A disciplina discute os princípios fundamentais do processo ensino-aprendizagem e sua relação com a formação humana e profissional, objetivando a preparação para a atividade docente dentro de uma perspectiva de aprimoramento técnico continuado e respeito à individualidade e à ética humana.

Estágio de Docência (Carga Horária=60h/semestre – Teórico: 20h e Trabalho Orientado/Estágio Supervisionado: 40h ) – Disciplina Obrigatória para alunos aprovados em processos seletivos a partir de 2018/1 (Mestrado) e 2017/1 (Doutorado) – Código: CMM.10812

Clique aqui para baixar o documento com orientações sobre a disciplina.

Fisiopatologia Cardiovascular (4 Créditos Teóricos – 60h) – Disciplina Obrigatória do Mestrado e do Doutorado – Código: CMM.10795

A disciplina aborda os principais processos fisiopatológicos das doenças cardiovasculares, incluindo os domínios molecular, imunológico, inflamatório, degenerativo e neuroendócrino, visando integrar o conhecimento das áreas básicas e aplicadas para estimular o senso crítico e a iniciativa na proposição de modelos de investigação.

Metodologia da Pesquisa Científica (4 Créditos Teóricos – 60h)
Disciplina Obrigatória do Mestrado e do Doutorado – Código: CMM.10791

A disciplina discute a lógica do pensamento científico e suas alternativas objetivando fornecer os conceitos básicos e praticar os processos de montagem de um projeto de pesquisa, de redação de artigos científicos e de análise crítica da literatura.

Seminários de Acompanhamento das Linhas de Pesquisa I (14 Créditos Teórico-Práticos – 260h) – Disciplina Obrigatória do Mestrado e do Doutorado – Código: CMM.10797

A disciplina utiliza uma abordagem teórico-prática para estimular o desenvolvimento e a integração das diferentes linhas de pesquisa visando o crescimento da qualidade individual dos projetos e da coerência interna do Programa.

Seminários de Acompanhamento das Linhas de Pesquisa II (14 Créditos Teórico-Práticos – 260h) – Disciplina Obrigatória do Mestrado e do Doutorado – Código: CMM.10798

A disciplina complementa outra de mesmo nome e também utiliza uma abordagem teórico-prática para estimular o desenvolvimento e a integração das diferentes linhas de pesquisa visando o crescimento da qualidade individual dos projetos e da coerência interna do Programa.

Notícias

Parceiros

Parceiros

Programa MD-PhD

 

Erito Marques, doutorando do PPGCCV, fala sobre sua história e sua experiência como primeiro aluno do Programa MD-PhD da UFF.

Translate »